domingo, 22 de janeiro de 2012

RSpec, factory_girl e transações com o banco de dados

Ontem estava quebrando a cabeça para entender como meus testes estavam rodando, pois para mim, a cada execução destes o meu banco de dados estava limpo. Isso é o que acontence quando se utiliza o Test::Unit, porém utilizando o RSpec é diferente.

Nada como uma boa noite de sono. Hoje pela manhã, com a cabeça fresca, fiz as buscas que realmente interessavam e a documentação está toda lá, no site do RSpec: https://www.relishapp.com/rspec/rspec-rails/docs/transactions

Além disso, quando se utiliza o FactoryGirl o comportando é diferente de quando se utiliza fixtures. Com fixtures, o banco é populado com o conteúdo declarado. Já com FactoryGirl o objeto é criado e salvo quando se faz a chamada Factory(:meu_modelo). Isso acabou me confundindo, pois no começo eu pensava que o FactoryGirl iria me retornar o que estava no banco, pois com uma sintaxe parecido é isso o que o fixtures faz.

O RSpec cria transações no banco para cada bloco it "..." do, sendo assim, caso algum objeto seja salvo fora deste escopo ele é mantido no banco e deve ser limpo manualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário