segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O mundo é plano, porém ainda possui muitas ondulações

Já faz uns 5 meses que comprei um Kindle. Acho que deste que conheci o PC, há 20 anos atrás, não sentia tanta satisfação por possuir um aparelho eletrônico. Ele é um aparelho fantástico, agradável para ler, leve, possui um dicionário integrado, toca MP3, fácil para fazer anotações e marcar páginas. Possui todas as qualidades para substituir livros de papel (revistas e jornais também).

Apesar de tudo isso, acho que a penetração de tais aparelhos na sociedade ainda é muito pequena. Quantas pessoas que você conhece possuem um Kindle?

A Amazon fez um trabalho realmente incrível na produção deste aparelho e para incentivar os consumidores a adotar esta nova tecnologia, vendem abaixo do custo, por quê? Seu interesse é a venda de livros eletrônicos. Com a venda de poucos títulos é possível cobrir o custo de fabricação do aparelho e ter lucro.

Apesar disso, o governo brasileiro ainda não tomou nenhuma atitude para difundir este equipamento por aqui. Ao contrário, deu subsídios a Positivo na fabricação do Positivo Alfa, que apesar de possuir um dicionário em português, não apresenta nenhuma outra vantagem em relação ao Kindle. É mais lento, mais caro, a bateria dura menos, etc. Resumindo, não é um competidor.

Eu adoro as publicações da The Pragmatic Bookshelf e gosto muito também da qualidade do serviço deles. Quando você compra um livro para o Kindle, ele vai automaticamente para o seu aparelho e toda vez que o seu livro é atualizado com correções ou passa de uma publicação beta para a publicação oficial você recebe a atualização. Eles também mandam seus livros paraa sua conta do Dropbox. Definitivamente, um serviço excelente e muito cômodo!

Nos últimos tempos tenho lido rumores de que as editoras estão negociando para ter seus títulos no Kindle, porém não saberemos quando isso se tornará realidade nem como, mas já é uma luz no fim do túnel. Com isenção de impostos e bons acordos para oferta de conteúdo a experiência com a tinta eletrônica pode ser ainda mais incrível!