O GNOME está se aproximando da sua versão 3.0. Os carros chefes para esta nova versão são dois softwares: GNOME-Shell e GNOME Zeitgest.
Ambos alteram a forma como se interage com o desktop e com os arquivos. O GNOME-Shell substitui o gerenciador de janelas, o painel e o lançador de aplicações atuais do GNOME, criando um ambiente desktop orientado a atividades com uma interface bem diferente da atual, afinal com este software o GNOME entra finalmente para era dos desktops 3D. Com certeza esta mudança trará muito estranheza para os usuários, porém um fato que gostei bastante foi que este lançamento não "quebrou" o desktop, pelo menos não por enquanto. Algumas distribuições simplesmente param de distribuir software antigo, por exemplo, na última versão do Kubuntu é difícil instalar algumas aplicações antigas do KDE, simplesmente porque a distribuição parou de empacotar as versões mais antigas de bibliotecas. Um grande prejuízo, principalmente no caso do KDE, onde muitas aplicações ainda não foram portadas para o KDE 4.
Alguns vídeos mostrando diversas funcionalidades do GNOME-Shell pode ser encontrado na página do projeto: http://live.gnome.org/GnomeShell/Screencasts
O GNOME Zeitgeist modifica como você vê os arquivos no computador adotando uma linha cronológica, ou seja, se você quiser ver quais arquivos acessou na semana passada é possível. Este é um software que ainda não testei, mas com certeza ainda teremos a possibilidade de ver nossos arquivos em forma de árvore, se não, ficarei muito desapontado, pois não acho que poder enxergar os arquivos apenas de forma cronológica seja a melhor solução.
O Zeitgeist também indexa páginas visitadas e outras fontes de informações. A ambição do projeto é interessante, mas não sei se irá vingar. Sempre que tentei utilizar indexadores, tipo tracker ou beagle, sempre achei que eles consumiam muito processamento e memória, além disso utilizava-os muito pouco. Sendo que as funcionalidades prometidas por tais software eu conseguia obter me organizando. Espero que o Zeitgeist me faça mudar de idéia, pois nada com um software diferente para dar um novo ar a uma mesma idéia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário