quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Seam? SIM!

Já fazem mais ou menos 8 meses que estou trabalhando com o framework Seam e também foi neste período que comecei a trabalhar com desenvolvimento web. Apesar de existirem muitas coisas que ainda não funcionam bem, principalmente na parte da visão quando se utiliza o RichFaces, com todo a certeza o Seam é uma ferramenta muito poderosa para desenvolver aplicações web, facilitando muito a vida de quem precisa fazer coisas simples e possibilitando o desenvolvimento de aplicações complexas, desde que se conheça toda a maçaroca necessária para fazê-lo, pois dominar Hibernate, EJB3 e JSF não é uma tarefa fácil.

Apesar do Seam integrar todas as tecnologias citadas acima, é necessário conhecê-las para poder utilizá-las de forma racional e eficiente. No começo não conseguia entender como todas estas tecnologias poderiam me ajudar, agora que já ganhei um certo conhecimento a respeito delas, já começo a imaginar cenários onde elas podem ser úteis.

O lado legal do Seam é que ele permite começar a utilizar tais recursos sem precisar conhecer muito sobre eles, no entanto é muito bom começar entendê-los pois no dia-a-dia sempre aparece alguma coisa estranha a ser resolvida e conhecer estas tecnologias permite resolver coisas complexas sem ter que desenvolver muito, o que é importante. É aquela velha história, você pode até conseguir tirar um parafuso com um alicate, mas seria bem mais fácil com uma chave de fenda, então conhecer uma ferramente nova é sempre um bom negócio, pois quando lhe aparecer um problema o seu arsenal vai ser melhor.

Sendo assim, gostaria de compartilhar alguns livros que me ajudaram a conhecer melhor estas tecnologias. São eles:
  • JBoss Seam Simplicity and Power Beyond Java EE
  • Seam in Action
  • EJB3 in Action
  • Java Persistence with Hibernate
Boa leitura a todos! E se alguém algum dia ler este post e tiver alguma sugestão de leitura, será muito bem vinda :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário