segunda-feira, 15 de março de 2010

O "jeitinho" brasileiro!

As vezes eu gosto de ser brasileiro, as vezes tenho vergonha, acho que muitos se sentem assim de vez em quando.

O "jeitinho" brasileiro é bem mais do que achar uma solução criativa para os problemas, é muitas vezes, talvez na maioria delas, de pensarmos apenas no nosso próprio umbigo, nos entregarmos aos nosso desejos. Deixar de lado as nossas obrigações, deixar de lado nossos pensamentos e nos jogarmos na certeza de que a injustiça nos deixará livres e o que passou, passou! O futuro me aguarda e cheio de presentes!!!

O "jeitinho" brasileiro não nos permite planejar, pensar, realmente elaborar trabalhos que são elaborados, no final das contas dá-se um "jeitinho" e tudo se encaixa em seu lugar, mesmo que tenha que ser com esparadrapo, fita-crepe e super bonde.

O pior de tudo, as pessoas parecem gostar disso, principalmente os minutos de alívio após o "jeitinho" que talvez não estoure mais nas mãos delas.

Ainda bem que alguns se cansam de viver de "jeitinhos", mas infelizmente o seu poder é muito maior, não temos controle sobre ele, é parte da nossa cultura, infelizmente, e muitas vezes falamos dele com orgulho, mas desse do qual podemos ter orgulho não é o mesmo que todos os dias saem da lata do lixo... e assim a cultura continua, sem parar, sem calar...