sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Produtividade no Desenvolvimento de Software

O que você precisa pra ser produtivo ao desenovler software?

Uma boa IDE? Boas ferramentas? Uma boa metodologia?

Nada disso, você precisa conhecer apenas o suficiente para resolver bem o problema. Você pode saber muita coisa sobre uma IDE, sobre ferramentas, sobre metodologias, etc, mas na hora que todo o seu conhecimento não servir para resolver os problemas que você tem sua produtividade irá virar um lixo.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

OpenOffice, OpenOffice... onde eu ativo a verificação automática?

Leia o título no ritmo da música Spiderman tocada pelos Ramones (eu pensei nele assim :-)... melhor esquecer isso, pois apesar de eu ter pensado assim deve ter ficado péssimo :-)

Vamos ao que interessa, como fazer aquele underline vermelhor maldito aparecer abaixo das suas linhas!

No final das contas é bem tranqüilo, basta você acessar Arquivo -> Assistentes -> Instalar novos dicionários... daí pra frente você se vira, pois é extremamente intuitivo.

Depois disso vá em Ferramentas -> Opções -> Configurações de Idiomas -> Recursos de Verificação Ortográfica e clique no primeiro botão editar de cima pra baixo. Certifique-se que na janela está como idioma de Português (Brasil) e a caixinha de ortografia está marcada. Confirme tudo e reinicie o OpenOffice. Voilà!!!

PS.: Se você utilizar o iniciador rápido do OpenOffice não esqueça de fechá-lo também... no final das contas nem testei muito isso :-) Aposto que funciona sem reiniciar :-)

PS2.: Clique em Ferramentas -> Idioma -> Para a seleção -> Mais... que raios de caixa gigantesca é essa que aparece, deve ser pra seleção mesmo, que fez o maior fiasco contra a Argentina... tá bom, tá bom, depois de olhar com bastante cuidado eu vi o idioma lá...

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

GIF enquanto carrega a página!

Eu sou péssimo para fazer gráficos, sendo assim, a internet é uma grande aliada para criar páginas atrativas visualmente. Como diria Picasso, "Grandes artistas copiam, gênios roubam!", ou qualquer coisa parecida com isso :D

Encontrei dessa página http://www.ajaxload.info/ que gera vários gifs de espera. Muito útil!

sábado, 9 de agosto de 2008

Eu vi uma Ferrari (F1)

Hoje um posto Shell aqui de Cascavel - PR, trouxe um carro de Fórmula 1, uma Ferrari, em comemoração aos seus 40 anos :-). Pela primeira vez na vida vi um carro desses de perto. Que coisa linda, que máquina!

Muito legal ver um carro desses de perto, nem se compara ao que vemos na TV. Ver todos os detalhes a menos de 30cm é coisa de louco. Só fiquei decepcionado por não poder entrar no cockpit, mas aí já seria demais :-).

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Janelas no Browser

Não vai demorar muito, daqui algum tempo iremos escrever código para manipular janelas no browser. E isso vai ser bem legal, vamos poder desenvolver sistemas de forma bem mais fácil, através de chamadas javascript o browser vai se comunicar diretamente com o servidor gráfico, criando janelas que podem ser manipulados de forma bastante rápida quando comparado ao AJAX.

Além disso, poderemos fazer todo tipo de aplicação, até inicializar aplicações OpenGL como se estive-se rodando localmente e no final das contas vai estar, pois todo o conteúdo da aplicação vai ser copiado para a sua máquina.

Como sei disso? Eu não sei, eu apenas viajei! Só não sei como ninguém fez isso até agora, pra falar a verdade eu acredito que alguém já deve ter feito, ou está fazendo, pois a idéia é tão simples.

Infelizmente as tecnologias para desenvolver sistemas web ainda são bem chatas, dá muito trabalho fazer coisas pequenas de forma flexível e rápida. Mas isso com certeza vai mudar em breve, tenho fé!